segunda-feira, 29 de setembro de 2008

De olhá-la, esse a virtude lhe conhece


Herbert Bayer, 1939



Poesia também enjoa

"Nos olhos leva a minha amada Amor,/ Porque se faz gentil o que ela mira". Um leitor me escreveu perguntando por traduções de poesia. Por que eu não posto mais. O problema é que não ando para poesia nos últimos tempos. E digo: às vezes passo meses sem estar para poesia. Acho um pouco chato. Um pouco pretensioso esse negócio de poesia, às vezes. Ou simplesmente não tenho saco mesmo. Por que tem dias que são tão prosaicos que qualquer verso até atrapalha. São dias que gosto de ouvir mesmo é o barulho da água na louça suja ou o fervilhar do gás ao se deitar duas pedras de gelo no copo de coca-cola. Porque só gosto de poesia se sinto. E, se não sinto, posso ter Dante achando Beatriz à minha frente que o negócio não dá liga. Fazer o quê, caro, leitor. Esperar. Nada mais. Não é em todos os dias que a comédia é divina. Ou que é nova a vida. Ou que a maravilha e a nossa idade são fatais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário