sábado, 7 de março de 2009

Joaquim Pedro em Fortaleza


Joaquim Pedro de Andrade discutindo O Padre e a Moça em Fortaleza, c. 1966
[Foto: Arquivo pessoal de Augusto Cesar Costa]



Uma pérola da era clássica do cineclubismo no Brasil



Hoje tive a sorte de receber esta foto rara, que segue a acima. Me foi enviada por Augusto Cesar Costa, de seu acervo pessoal. Pelo envio, sou grato ao Augusto Cesar, que é um talentoso fotógrafo in his own right. Quem duvidar, confira suas fotos tanto em seu blogue Travessias , quanto no seu Flickr.

A foto documenta a passagem por Fortaleza de Joaquim Pedro de Andrade. O jovem senhor em pé de Paletó, é o próprio pai de Augusto Cesar, o jornalista Darcy Costa; e, sentado entre ambos, de óculos, vemos o crítico Claudio Sidou. A gente subestima o poder de dinamismo de nossos antigos cineclubes, como este que se chamava Clube de Cinema de Fortaleza. E isso num tempo (meados dos 60) em que, sem as facilidades da internet, a logística da coisa era imensamente mais trabalhosa: a conservação das matrizes, a circulação das raras cópias, o preço proibitivo das câmeras e projetores, o custo das passagens aéreas, etc. Tudo incomparavelmente mais caro e dificultoso do que hoje. Mas os cinéfilos eram tão bem informados e corriam tanto atrás do que valia a pena, que acabavam elaborando bons programas e atraindo realizadores de primeira linha para um debate.

A exibição, segundo o informe de Augusto, se deu na sede da Associação Cearense de Imprensa, ali no Centro, justo na época em que o cineasta de Macunaíma corria o país divulgando O Padre e a Moça. Para uma apreciação deste grande filme aqui no Afetivagem, só umas postagens abaixo, clique AQUI [ou no título do filme].


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário