terça-feira, 7 de abril de 2009

A perspectiva holística & curadorias


[s/i/c]



Los Curadores



Há termos que entram em moda e acabam designando funções muito mais amplas do que originalmente pressupunham. É o caso dessas ondas de curadoria que se têm espalhado pelo país feito capim de bode.

Hoje há curadorias para tudo. Se duvidar, dentre em pouco, para as pautas do IV Encontro de Agentes Funerários do Brasil. O curador naturalmente irá chamar Zé do Caixão e fazer uma análise deleuziana do que há de "dobra", "outro" e "corpo sem órgão" na obra de José Mojica Marins.


Quem sabe também surjam curadores para leituras individuais. Eles conformariam uma sorte de personal trainers da mente, já que os curadores do corpo chegaram antes [o que é do corpo, sempre está na vanguarda de nossa cultura]:
-Este mês, Madame vai ler Guerra e Paz e O Pequeno Príncipe. Em maio, faremos uma tentativa interdisciplinar, lendo Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio e o Diário de um Mago de Paulo Coelho. É importante deixar de lado os preconceitos. A boa literatura vai da auto-ajuda à ajuda-alta. Além disso, não existe livro bom ou ruim. "Um livro é um livro é um livro é um livro", já dizia Gertrude Stein. Mas, por ora, antes de chegar na Gertrude, é bom que Madame faça umas flexões para desenrijecer o organismo e arejar a mente. O importante é manter a perspectiva holística - dirá o curador de leituras, sonhando coma a ajuda-alta que madame irá depositar em sua conta bancária ao final do mês.


* * *


Nenhum comentário:

Postar um comentário