terça-feira, 3 de maio de 2011

Apenas a décima, e em queda livre

[s/i/c]



A Expansão da Enciclopédia Livre em Português Perde Ritmo  


Que é isso! Se vai à Wikipedia e a versão em português é apenas a décima língua em número de verbetes. Por ordem, a sexta língua mais falada no mundo, o português, está atrás respectivamente do 1. Inglês; 2. Alemão; 3. Francês; 4. Polonês; 5. Italiano; 6. Espanhol; 7. Japonês; 8. Russo; e 9. Holandês.
A Polônia, com 38 milhões, tem menos habitantes do que o estado de São Paulo. A Holanda, com dezesseis milhões, tem uma população equivalente à do estado do Rio de Janeiro.
Ou poloneses e holandeses estão trabalhando muito bem, ou a gente muito mal. Melhor crer em ambas as alternativas. Há menos de três anos, a versão em português tinha mais verbetes que sua correspondente em espanhol. O que aconteceu de lá pra cá? O número de verbetes em português aumentou. Porém numa razão muito menor que aumentaram as contribuições em espanhol ou russo, que estavam abaixo do português.
Sabe-se que Portugal tem tantos habitantes quanto o Rio Grande do Sul, uns 10 milhões. Com quem está a maior responsabilidade de alargar uma excelente fonte de consulta gratuita? Muitos doam sangue. Por que não pensar em doar também um tempinho para ajudar com a Wikipédia. A tarefa é cívica -- no melhor sentido. E qualquer um pode participar. Participar da Wikipédia é um trabalho voluntário. Basta cadastrar-se e sugerir temas de verbete às comissões que organizam e monitoram o site. Assim como revisões, correções, atualizações, conformidade com a nova norma ortográfica, ampliação e clara citação das fontes, padronização dos verbetes de acordo com as normas internas da Wikipedia, bom uso de iconografia e de arquivos multimídia baseado nas licenças Creative Commons, etc.
A garotada agradece.


*   *   *

Nenhum comentário:

Postar um comentário