domingo, 20 de novembro de 2011

Alguma música para o final de Ano e Natal

Andrei Tarkovsky, Andrei Rublev, 1966

Nove Sempre Novidades

Antonio Vivaldi – Concerto em Sol Menor para Flauta, Oboé e Fagote (numa versão cheia de incidentes - e por isso deliciosamente mais próxima da vida):
http://www.youtube.com/watch?v=OQBnqaMpr-0
Essa pequena peça de câmara é definitivamente uma favorita.

Domenico Scarlatti  - Perto de qualquer peça para cravo.
Georg Philipp Telemann – Concerto in D:

Dietrich Buxtehude – Cantata: “Ich habe lust abzusheiden” --  há algo de incessantemente protestante e frio e, ainda assim, universal (ou seja, católico) em Buxtehude:
http://www.youtube.com/watch?v=92ewCbXLS-Q

Johann Pachelbel – Canon in D –  tema dos mais conhecidos do repertório pré-clássico, pré-rococó. E, no entanto, é um congresso de águas. (Ou seja, começa f(r)io, termina rio):
http://www.youtube.com/watch?v=1XO-KXCGplo
Quem não sente que essa veio do coração não o tem. (Mas há também muita matemática e simetria). Uma por uma, as três vozes dos  violinos saem do novelo, tecem pequenas contidas maravilhas sobrepondo-se às oito notas contínuas do baixo. A versão acima, mais "sinfônica", é conduzida por Karajan.

Georg Friedrich Händel – “For unto us a Child is Born” (do Oratório O Messias) – um pouco pomposo demais da conta mas reaviva belamente as palavras de Isaías para os ouvidos de Sua Majestade e nossos:

Arcangelo Corelli – Concerto de Natal – (em especial o começo do 1º movimento (Vivace), os Adágios intercalados ao centro, e a belíssima Pastorale, que são pura doutrina e generosidade cristãs postas em música por esse dândi italiano do seicentos).
Há um bom resumo do concerto (com instrumentos originais aqui):
Mas quem gosta de resumos? Ouça o Concerto todo. É lindo. Eu garanto. 
E então lá vai o começo da íntegra na versão mais lenta e solene que encontrei até agora no 'tube':
http://www.youtube.com/watch?v=enkfWuV51Ds&feature=related

Johann Sebastian Bach – “Jesus bleibet meine Freude” [lit. "Jesus Segue a Ser Meu Júbilo" ou mais conhecida em português como "Jesus, Alegria dos Homens"], BWV 147 (em três versões - a terceira sendo a do grande pianista romeno Dinu Lipatti) – Do Livro 2 de O Cravo Bem Temperado, o Prelúdio 3 em Dó SustenidoBWV 872 (Glenn Gould ao piano):

A coisas cristalinas não se deve obstar comentários.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário