sábado, 18 de fevereiro de 2012

Deu no Guardian: Campeonato Cearense



Isso é só o começo, pois nós, no íntimo, sabemos quem dominará o mundo

E o campeonato cearense acabou ganhando uma nota no Guardian, edição de hoje. Nem o Gaúcho, nem o Carioca: o Cearense. É certo que não propriamente pelos méritos esportivos, muito menos mercadológicos, do certame. Mas tá valendo. Lembro de uma vez comentar com uma colega inglesa o jeito como mais comumente se pronunciava o “sporting”, de Ceará Sporting. Ela me olhou espantada, abriu um sorriso, e disse: “mas é idêntico ao modo como os aristocratas londrinos pronunciam”. E aí depois aprendi que a turma que sacode as joias diz "tchá" por "tea". E eu nem que desconfiava vir de um povo aristocrata. 
Eis o teor completo da pequena nota:

President of the week

Brazil: Fortaleza's Osmar Baquit – fined 100 reals (£40) for calling match officials "crooks, thieves, a gang of tramps, a legion of thugs" while being restrained by military police. Baquit: "I know I shouldn't act like that but I'm a passionate president. Maybe I'll do it again in the next match."

Presidente da Semana

Brasil: Osmar Baquit, do Fortaleza – multado em 1oo reais (40 libras) por chamar o trio de arbitragem de “velhacos, ladrões, um bando de vagabundos, uma ruma de imprestáveis” enquanto era contido pela polícia militar. Baquit: “sei que não devia agir assim, mas sou um presidente apaixonado. Capaz d'eu fazer a mesma coisa, próximo jogo”.

2 comentários:

  1. Eu ri do "uma ruma de imprestáveis", deu pra ouvir o sotaque...

    E agora eu vou andar que nem o homem com um dor, muio mais elegante, só de saber dessa minha verve aristocrática ;-)

    ResponderExcluir
  2. então, luciana, você deve saber como a galera pronuncia sporting. com a sílaba forte no i, o -ing como dito em suíngue. mas essa inglesa que nunca veio ao brasil, me assegurou q é essa a pronúncia entre o gentlefolk londrino.

    ResponderExcluir