sexta-feira, 30 de março de 2012

Hugo, o Nefasto



Hugo Chávez, visto como líder, faz parte daquela extensa linhagem de caudilhos que emperraram a modernização e a democratização da América Latina. Uma espécie de Perón reatualizado em versão venezuelana e com supostas sobretintas de esquerda. Que haja quem o admire e sonhe com uma solução boliviariana para o continente ou certos impasses em seus respectivos países dá testemunha da persistência do caudilhismo como modelo político.
Uma solução que passa pelo personalismo e o carisma de ditadores como Chávez é, na realidade, brutal retrocesso. Mas há ainda hoje os que louvam Cuba e os escandalosos arbítrios que se passam lá.
Parece que é mais fácil hostilizar o stalinismo do que o regime cubano. Mas não há vigorosas semelhanças entre ambos? 
Em janeiro passado, Chávez foi estampado em um portal como o da BBC a dizer que crê que os Estados Unidos estão por trás do fato de vários líderes na América do Sul (Ele próprio, Fernando Lugo, Cristina Kirschner, Lula) haverem contraído câncer. Os Estados Unidos e a santidade não combinam. O México sabe disso melhor que ninguém. Mas chega ao ridículo essa de câncer induzido, não fosse também uma aberração histórica, síndrome de perseguição tão ao gosto desses que se dizem “de luta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário