quinta-feira, 19 de abril de 2012

Do clássico a um leve exotismo: Morena Baccarin



Outra dia, uma contumaz leitora de Afetivagem reclamou por imeio de eu estar transformando o bolgue em revista de mulher nua. Ora, em parte, estou mesmo.  Ela não só tem toda razão, como vai ter mais motivos para reclamar, porque decidi que abril será o mês mais lido até agora. E está sendo. E não há gênero de foto mais delicioso para os voyeurs e flâneurs que todos somos. De alguma forma. E então, depois de apelar para Michela Roth, a professora, vamos a ela. E ela é carioca, olha o jeitinho. 
Considerada entre as mais belas atrizes do momento nos Estados Unidos, Morena Baccarin, 32, tem dupla nacionalidade e dois pés no Brasil. Seu pai, Fernando Baccarin, foi jornalista da Globo. Sua mãe, Vera Setta, atriz. E ela viveu no Rio até os sete, antes dos pais aportarem no Greenwich Village, onde ela acabou de se criar.
Baccarin é ainda sobrinha do ator e dramaturgo Ivan Setta. Setta, à sua vez, foi um rosto conhecido da televisão brasileira. Ator de gênero, costumava fazer vilões e trabalhou em telenovelas clássicas entre os anos 60 e o fim do século. 
Recentemente, Morena Baccarin, que é mais conhecida nos Estados Unidos por seus papéis em séries de TV, posou nua. E a publicação do ensaio, esta semana,  para a revista Allure, causa alguma espécie.
Alguma espécie, aliás, inteiramente justificada. A brunette possui um senso de glamour à par de uma beleza que vaza do clássico a um leve exotismo. A longilineidade, maçãs do rosto, mandíbula marcada, longo colo - um pouco à Audrey Hepburn - respondem pelos atributos clássicos. A boca e a cor dos olhos e cabelos são mais exóticos, e a tornam absolutamente distinta. E luminosa. Como, abaixo, por ocasião da cerimônia do Golden Globe Awards deste ano, quando sua presença imantava as lentes no raio de vinte mil léguas sobremarinas. 
Tudo isso, enfim, faz lembrar certa letra de Zé Dantas para um tema de Gonzaga: "esse teu suor salgado/ é gostoso e tem sabor/ pois o teu corpo suado/ com esse cheiro de flor/ tem o gosto temperado/ dos temperos do amor". Minha leitora, apesar de não ser da União das Esposas Católicas do Rio de Janeiro, tem toda razão. Isto aqui, ainda bem, está virando pornografia.
A mulher nua, como se sabe, é também paisagem urbana, livro e exílio. Cabe a cada um definir sua prioridade. Ou seja, percorrer primeiro ruas. Ou abrir primeiro o livro, e em que capítulo. Ou antes, decidir para onde por-se em marcha e desterro. 




4 comentários:

  1. NÃ, muito barulho por nada. Com essa eu não namorava.

    NANDA

    ResponderExcluir
  2. aquilo que dizem do amarelo, né, lambe-barro?

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia a moça.Mas pelas fotos eu diria que ela tem mais charme nua do que vestida.Acho que é a maquiagem dos olhos que faz a diferença.E um nú desses pode ser visto em qualquer novela das 8.Não vejo nada demais!

    ResponderExcluir
  4. e, então, c., passei hoje de manhã pelo seu tarot, e fartei-me. aquela história do raio é fantástica. e minha parte preferida é quando a protagonista sai dirigindo, logo depois, para manter a sanidade. dá para ver o filme.
    bem, a meu ver z moça tem uma beleza como não manda o figurino e ao mesmo tempo uma como o figurino manda. este é o ponto.
    e me engano ou as brasileiras gostam de uma maquiagem mais pronunciada? kaymmi, já reclamava disso ("você já é bonita com o que Deus lhe deu")

    ResponderExcluir