quarta-feira, 8 de junho de 2011

Não comporta perfuração

Eran Riklis, Lemon Tree [Limoeiro], 2008

Para dizer de um filme

Faz sentido quando dizem que um escritor não pode ter mais de um assunto. Em geral, quando falam de Oz, dizem que esse assunto é a traição. Talvez seja mais proveitoso pensar que, do contrário, se trata da lealdade o que está em jogo.
Pelo processo histórico que resultou na formação do Estado de Israel faz todo sentido que seja assim. Há aliás um filme israelense que lembra um tanto a ambiência dos livros de Oz. Porém expressa ainda mais abertura em direção ao mundo dos árabes. Chama-se, em hebraico, [עץ לימון ] - Etz Limon (em inglês,  Lemon Tree, 2008). Dirigido por Eran Riklis, conta no papel principal com uma atriz palestina de meia-idade e uma beleza a toda prova: Hiam Abass. O que essa mulher não cortar com o olhar é porque não comporta perfuração.
O filme trata do embate judicial de uma viúva palestina para manter uma plantação de limões junto a uma zona que ganha prioridade de segurança devido à nomeação de uma alto funcionário que mora na vizinhança para ministro da defesa. Nesse ínterim, a vida da palestina é posta em um estranho paralelo com a da mulher do ministro. 
O filme é de uma extraordinária humanidade.


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário