domingo, 7 de outubro de 2012

A Primeira Suíte para Cello de João Sebastião Ribeiro

Pere Portabella, O Silêncio Antes de Bach, 2007


Em O Silêncio Antes de Bach (Die Stille Vor Bach), de Pere Portabella, há uma cena que diz muito para quem escuta como músico. 
Não é necessário ser músico para entendê-la.¹ Para escutá-la ao vê-la. E perceber que o centro da cena vai pelo contraste entre os ruídos que se dão antes e depois com o “ruído da música” e o deslizar do trem lá fora, durante.
A peça, no caso, é o Prelúdio da primeira das suítes para cello, a mais bela da série.
E é encantador como num único momento uma das cellistas, fugindo das indicações de direção, não consegue conter o sorriso. Provavelmente provocado pelo mungango de algum gaiato sentado, diante dela, no fora de campo. (Ou porque um chaveiro caiu no piso do vagão ou alguém errou a arcada ou pôs os dedos onde não devia). Esse aparente deslize, no entanto, ilumina a cena. E a humaniza de vez.
E demarca a diferença do filme para "os filme".
Sim, porque, notem, o heroísmo desse "clipe" vai pelo contraste entre os jeans,  os tênis, as sandália, as t-shirts fuleiras envergados pelos jovens músicos e a nobreza das formas curvas e o som, desesperadamente próximo do registro humano em lamento ou rogo, dos cellos.
Talvez O Silêncio Antes de Bach não seja uma obra-prima. É irregular demais. Nem todas as sequências possuem a mesma tensão, coesão e ousadia desta. E então: nem mesmo digno de contar numa antologia de filmes sobre ou com a música de Bach? É possível. Mas alguns de seus momentos valem à pena. Mesmo à alma mesquinha. Como esta gravação do prelúdio entre estações do metrô.



_____________________________
¹É antes preferível que haja musicalidade que propriamente técnica (ou exibição de destreza: mera técnica, falsa técnica) musical. Quantos não tocam peças de grande grau de dificuldade, de velocidade e, no entanto, não são músicos. São técnicos, tanto quanto o bancário, o agricultor, o balconista, o professor. O melhor exercício para quem não é acostumado a ouvir coisas enquanto as vê é ouvir a banda sonora isoladamente. Depois ver o filme sem som. E, enfim, fazer a soma, que ninguém é de ferro ou  à prova de fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário